terça-feira, agosto 22, 2006

Quem Somos Nós (What the Bleep Do We Know, 2004)
Documentário que, supostamente, fala sobre física quântica e a nossa realidade. Eu digo supostamente porque o filme é vendido como científico e, na verdade, é auto-ajuda fantasiada de ciência. Uma decepção total, porque gosto muito do assunto (quem quiser saber mais, é só ler os livros do físico Stephen Hawking). O pior é que o tal documentário traz diversos depoimentos, mas não identifica as pessoas entrevistadas! Nunca tinha visto. Pense bem, um documentário se baseia justamente na opinião de pessoas sobre fatos verídicos. E, no entanto, não sabemos quem são aquelas pessoas que deveriam justificar o filme: são cientistas? de quais universidades? pesquisam sobre o quê exatamente? ou são religiosos "new age"? Fiquei com esta uma última impressão (nada contra auto-ajuda, mas, enfim, onde está a física quântica?). Nota: C
Sobre o final de Lost e o Rodrigo Santoro. O canal AXN transmitiu, na segunda-feira, o último capítulo da segunda-feira temporada do seriado norte-americano Lost. Eu estava ligada no calendário americano, então, já havia assistido o final há algum tempo. Assisti novamente os minutos finais e só posso dizer uma coisa: que série! Não dá para dizer aqui como esse seriado é bem escrito e bem atuado, quem ainda não descobriu Lost TEM DE DESCOBRIR! Ainda mais agora que o Rodrigo Santoro foi confirmado para a terceira temporada, que tem tudo para ser mais uma vez alucinante.
Neste domingo, 27, serão entregues os prêmios Emmy da televisão americana. Infelizmente, Lost não foi indicado ao prêmio de Melhor Série - Drama. Dá pra acreditar, nisso? O mais incrível é que a série ganhou o Emmy nessa categoria no ano passado. Enfim, coisas que só premiações desse tipo podem fazer por você...

6 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Sobre o filme quem somo nós, os nomes, cargos, títulos e funções, bem como universidades em que atuam os cientistas do filme podem ser conferidos no final do mesmo, é só assistir.
abraço
Xistus

12:09 PM  
Blogger Isabela Vieira said...

Não importa, os entrevistados devem ser identificados ao longo do filme.

Anyway, agradeço pelo comentário.

abraços

11:41 PM  
Anonymous Anônimo said...

Isabela,

sou Analista de Sistemas e apenas curioso no assunto. Uma amiga, que estuda física, criticou bastante o filme o que me levou a buscar mais informações. Não abracei a causa como um dogma pra minha vida, mas muito longe de achar ruim o filme. Interessante você embasar e citar fonte do seu comentário, mas todos que fizerem depoimento no filme são identificados, basta ver o filme até o final, ou pode ver este link :
http://www.whatthebleep.com/scientists/

Obrigado,

10:06 AM  
Anonymous Anônimo said...

Isabela, você fez colocações questionando os métodos científicos do filme, no entanto não está sendo científica ao rebater as sugestões postadas no seu blog, esta sendo incisiva ao invés de contra argumentar, beirando a indelicadeza. Isso está desemerecendo suas colocações.

Att.

3:50 PM  
Blogger Isabela Vieira said...

Camilo, primeiro, peço desculpas se em algum momento fui indelicada, não era meu objetivo. Segundo, em nenhum momento pretendi ser científica (ao contrário do filme), isto aqui é apenas um blog despretencioso sobre cinema. Terceiro, acho que o filme deveria identificar os entrevistados no momento em que são entrevistados, e não ao final do filme. Em um documentário, a palavra dos entrevistados é fundamental para dar peso ao que é dito. Deixar pra identificar (por qualquer motivo que seja) as entrevistas no final é não dar importância a essas pessoas, o que estudam, onde estudam, enfim suas biografias (o que é, em última instância, o que valoriza o que estão dizendo). Enfim, é apenas uma opinião.

abraços
Isabela

11:41 PM  
Anonymous Anônimo said...

Prezada Isabela,
Recomendo a leitura:
http://en.wikipedia.org/wiki/What_the_Bleep_Do_We_Know!%3F

Abraço,
Antonio

1:30 AM  

Postar um comentário

<< Home