sexta-feira, fevereiro 03, 2006

Semana de vários acontecimentos importantes. Esse post será longo. Começo pelo Oscar:
- As indicações para o Oscar foram, certamente, uma das mais previsíveis dos últimos anos. Com exceção da inclusão de Munique no lugar de Johnny & June entre os melhores filmes do ano, o resto foi bastante esperado, inclusive as 4 indicações para prêmios "secundários" de O Jardineiro Fiel. Para nós, brasileiros, fica difícil dizer se a lista é boa ou não porque grande parte dos filmes ainda não chegou por aqui. Ainda assim, os filmes desse ano formam uma relação bastante interessante e talvez o melhor quinteto de Melhor Filme desde 2002. Gostei muito de ver Rachel Weisz e Keira Knightley e, sem querer antecipar as coisas, O Segredo de Brokeback Mountain merece todas as indicações que recebeu, principalmente Melhor Direção e Melhor Ator para Heath Ledger que simplesmente é o dono do filme. Entre as ausências (já esperadas), destaco o excelente trabalho de Noami Watts em King Kong, Maria Bello e Viggo Mortensen em Marcas da Violência e Ralph Fiennes em O Jardineiro Fiel. O prêmio de Melhor Filme deve ficar com o Brokeback Mountain, mas isso já é tema para outro post. Continuemos...

O Segredo de Brokeback Mountain (Brokeback Mountain, de Ang Lee 2005)
A palavra chave aqui é frustação. Quando entrei no cinema para ver Brokeback Mountain, eu achava que veria uma "love story gay". Mas não é isso que acontece. Com exceção de alguns pouco momentos de ternura, a trama aqui se desenrola permeada de momentos de fúria reprimida e frustação. A câmera de Ang Lee (talvez o mais versátil diretor da atualidade, ele simplesmente se dá bem em qualquer gênero) passeia pelas cenas de forma sutil, o que constrasta com a absoluta crueza dos personagens e de seus sentimentos. Essa ambigüidade e a direção contemplativa são as tônicas do filme. É como se todos os elementos técnicos do filme levassem à passividade da história entre os dois personagens principais, o que, por sua vez, só pode resultar em frustração, porque não existe outra possibilidade para aqueles dois, no meio do nada, incrustrados na chamada América profunda: conservadora, pragmática, e muitas vezes excessivamente ignorante. E nada melhor para exprimir todos esses sentimentos do que a atuação de Heath Ledger, ele é a alma e o coração desse filme (sem querer, claro, desmerecer os outros atores, todos bastante competentes). Se você espera ver um filme recheado de momentos românticos ou sexo, esse filme não é Brokeback Mountain. Não que isso não esteja lá, mas esses momentos são sempre carregados de raiva, a frustação e a tragédia do desejo de querer algo que não se pode ter (por várias razões). Tenho que admitir que durante boa parte do filme, eu achei Brokeback Mountain uma produção muito bem realizada, muito bem dirigida, muito bem atuada. E pára por aí. Mas foi o final que me pegou de jeito. Não vou falar o que acontece, mas os últimos dez minutos são simplesmente o que pode have de melhor em termos de arte. Portanto, deixe o seu preconceito em casa e vá ao cinema. Nota: A+

Memórias de uma Gueixa (Memoirs of a Gueisha, de Rob Marshall, 2005)
Sem dúvida, este é um dos filmes mais bem produzidos do ano. Direção de arte, fotografia, figurino, trilha sonora, tudo impecável. Infelizmente, a exuberância técnica é chamuscada pela absoluto vazio do filme. Memórias de uma Gueixa não acrescenta absolutamente nada. Não que seja um filme ruim, não é. Um dos problemas, por exemplo, é a protagonista: porque exatamente ela ama o tal do Chairman? Porque ela mantém-se sempre passiva em relação aos outros acontecimentos? E quando o filme parece que apresentará aquela reviravolta (aquele momento em que o mocinho, depois de passar pelo pior, dá troco e é aí que nós, como público, nos identificamos com a força do personagem), isso não acontece. Das atrizes, quem se destaca é a Gong Li, num papel bem mais interessante que o da Zhang Ziyi. Infelizmente, a personagem da Gong Li acaba indo embora, no meio do filme, sem mais nem menos. Enfim, há outras produções mais interessantes em cartaz. Nota: B-
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Outra coisa: terminei de ver a quarta temporada de 24, maravilhosa!, e já vi o primeiro episódio da quinta, que estréia em breve no canal Fox. Sem dúvida, é alucinante. E não percam, nessa terça-feira, começa a segunda temporada de Veronica Mars no TNT. Todas as terças, às 18hs. A segunda temporada é bem legal.

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

No meu hábito diário, pintei aqui! Te dou um alô antes de ler teus comentários. Certamente vou gostar. Virei cedo, nos falamos amanhã!

Beijos!!
Denis.

2:13 PM  
Anonymous Anônimo said...

opa. vai ver o 'good night, and good luck': achei bem divertido (grande história, grandes personagens, bem filmado). o 'munich' achei bem mais-ou-menos (argumentos meio banais, um tanto repetitivo, mas ao menos consegue mostrar bem como tudo não faz sentido). devo ver o dos cowboys veados em breve, o 2046 se ainda estiver em cartaz bem como o do uúdi (esse sim, really looking forward to).

11:11 PM  
Anonymous Anônimo said...

Isa, não conseguimos nos falar hein! Culpa do trabalho! Trabalha fim de semana? Eu queria teu e-mail, me manda? denisluciano@radioguaiba.com.br

Beijos!!
Denis.

4:00 PM  
Blogger Isabela Vieira said...

Pedro, o que tu achou do uúdi?? Sem dúvida o melhor dele em anos.

12:13 AM  

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