segunda-feira, janeiro 30, 2006

2046 - Segredos do Amor (2046, de Wong Kai-War, 2004)
2046 é a continuação de Amor à Flor da Pele (que, como pode ser visto na lista ao lado, aparece na quarta posição no meu Top10 da década até agora). Mas, ao mesmo tempo, 2046 não é a continução de Amor à Flor da Pele. Estranho? Muito. O fato é que este novo filme do diretor chinês Wong Kar-Wai é uma produção bastante ambígüa, porque, ao mesmo tempo em que depende de forma intensa do filme anterior, pode ser apreciada independentemente do outro filme. É que o personagem central de 2046, o escritor vivido com competência por Tony Leung, é o mesmo em ambos os filmes. Aqui, o personagem aparece ressentido da recusa amorosa que sofreu no filme anterior. Esse ressentimento transforma-se em distanciamento e frieza em relação, principalmente, às mulheres. Mais uma vez apostando na sutileza e na simbologia das imagens, a câmera de Kar-Way se move por entre os personagens com absoluta autoridade. Infelizmente, 2046 é inferior à Amor à Flor da Pele, principalmente por apostar no hermético e na falta de linearidade da história. Destacam-se, ainda assim, os atores, o figurino e a belíssima fotografia, com seus enquadramentos nada convencionais. Mas quem, realmente, me chamou a atenção foi a chinesa Zhang Ziyi, belíssima e muito bem no papel da prostituta Bai Ling. Nota: B+
___________________
Amanhã, a partir das 11:30 da manhã (horário de Brasília), saem as indicações ao Oscar. Fiquem de olho.

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

É angustiante quando temos uma lista de acumulados filmes para assistir e continuamos adicionando, com uma certa rapidez, mais e mais filmes a lista. Amor à Flor da Peleainda é um filme que quero ver, porém não surgiu oportunidade ainda. O que me conforta é que ao ver o filme (amanhã, daqui uns meses ou anos), a sensação de dever cumprido será a mesma.

Pela primeira vez, após cinco anos, esqueci completamente sobre as indicações ao Oscar.
Obrigado pelo aviso... e também por me responder.

Uma pegruntinha em off. Já ouviu falar em "Bang bang Você Morreu?" Sabe me dizer se ele chegou às locadoras sem restrições? (Não acho por aqui)

Beijos

10:02 AM  
Anonymous Anônimo said...

Oi Isa:

Quero teus comentários sobre as indicações para o Oscar! Como teu fã, estou no aguardo! Mudou de horário na rádio?

Beijos!
Denis.

5:39 PM  
Blogger Isabela Vieira said...

Oi!

Antonio: acho que esse filme existe nas locadoras sim. Mas eu nunca vi. É bom?

Dênis: Vou escrever sobre o Oscar sim. Tb vou escrever sobre Memórias de uma Gueisha e O Segredo de Brokeback Mountain. Espero fazer isso ainda hoje. Sobre a rádio, mudei sim de horário, agora estou de manhã. Nos vemos no final de semana? Eu trabalho domingo à tarde.

beijos

5:53 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ok, estou ansioso pelos comentários. Só domingo? Não trabalha amanhã?

6:02 PM  
Blogger Isabela Vieira said...

Conforme prometido, os comentários.

A escala do jornalismo mudou. Agora, somos obrigados a trabalhar seis dias e folgar um.

9:28 PM  

Postar um comentário

<< Home