segunda-feira, julho 11, 2005

O Retorno (de Andrei Zvyagintsev, 2003)
Esse fim-de-semana vi no DVD um filme bem interessante chamado O Retorno. É um filme russo que esteve em alguns festivais de cinema e acabou ganhando o Leão de Ouro em Veneza em 2003. Conta história de um pai que volta para casa depois de 12 anos sumido e leva os dois filhos adolescentes para uma estranha pescaria. Não há pistas sobre onde esteve o pai e porquê ele voltou. A estranheza dos filhos é a nossa própria, e assim o filme continua até o final dramático. É um filme muito duro, em que as esperanças juvenis batem de frente com as atrocidades do mundo adulto. Como eu já tinha falado antes (no comentário sobre A Vida Marinha), aqui o tema da família aparece novamente sob a ótica do cinema. Prestem atenção na belíssima fotografia e na interpreção do filho mais novo, o jovem Ivan Dobronravov. Nota: A-
Gotinhas:
- Parece que vai sair mesmo um remake do clássico Crespúsculo dos Deuses, com Glenn Close e Ewan MacGregor nos pápéis principais. Apesar deste novo filme ser adaptado a partir do musical de Andrew Lloyd Webber, ainda acho que é uma péssima idéia.
- Syriana, com George Cloonney e Matt Damon, foi adiado para 2006...
- Quinta saem às indicações para o Emmy 2005. Estou preparando minha listas de previsões para o prêmio mais importante da televisão americana. Aguardem!
Música do dia: The Man Who Would Be King, The Libertines
Dica de filme: Crepúsculo dos Deuses (de Billy Wilder, 1950) - clássico, clássico, clássico!